1° Passo - 17 dicas para mudar seu MindSet
17 Diferenças surpreendentes de mentalidade entre pessoas ricas e pessoas que são quebradas
Como regra geral, é mais lucrativo alavancar seus pontos fortes do que consertar suas fraquezas.
Isto é especialmente verdade quando estamos falando de habilidades. Concentre-se no que você faz bem e deixe alguém fazer as coisas com as quais você luta.
Há uma grande exceção a esta regra geral: más mentalidades. Uma mentalidade ruim não é apenas uma fraqueza comum, é uma fraqueza críticaque prejudicará sua eficácia se você não resolver o problema.
Um exemplo de uma mentalidade insalubre é a mentalidade de escassez. A mentalidade de escassez vê coisas como riqueza, sucesso e fama como uma torta. Há muito o que fazer e se uma pessoa toma uma fatia muito grande, todo mundo recebe menos. Nesta visão de mundo, Bill Gates é inerentemente mau, independentemente de quanto bem ele tenha feito pela sociedade, independentemente de quanto ele ajudou os outros, tanto através de seus produtos quanto de sua fundação. Ele é mal porque ele tomou uma fatia muito grande e não deixou o suficiente para o resto de nós.
Em qualquer medida que você se encontra ressentindo pessoas ricas e bem sucedidas, você tem uma mentalidade de escassez.
Seja qual for o grau em que você acha difícil ser verdadeiramente genuinamente feliz pelo sucesso dos outros, você tem uma mentalidade de escassez.
A alternativa para uma mentalidade de escassez é uma mentalidade de abundância. A mentalidade de abundância diz que podemos criar mais valor para todos. Em vez de ver riqueza e sucesso como um jogo de soma zero, podemos criar situações em que todos saem melhor do que eram antes.
Se você tem uma mentalidade de escassez, vai achar difícil colaborar com os outros porque seus ganhos são suas perdas. Se você tiver uma mentalidade de abundância, você prontamente colaborará com os outros porque reconhece que pode criar mais valor dessa maneira.
Essa frase "criar valor" é crucial para a mentalidade de abundância. Valor e, portanto, riqueza, não existe apenas , pode ser criado . Não estamos limitados a dividir o bolo que temos atualmente. Nós podemos fazer a torta maior. Nós podemos fazer novas tortas.
Na verdade, se você realmente quer progredir, a maneira de fazer isso não é observando apenas os seus interesses, mas os interesses dos outros. Em vez de suspeitosamente acumular tudo o que você tem para oferecer até que você veja uma oportunidade de alavancá-lo para o lucro, a melhor estratégia é ser generoso. Generoso com o seu tempo, generoso com o seu conhecimento, generoso com suas habilidades.
Se você realmente pensa muito sobre como exatamente as pessoas que estão fazendo uma vida on-line em tempo integral estão fazendo isso, a resposta mais simples é a generosidade. Eles dedicam seu tempo e energia à criação de conteúdo valioso que ajuda as pessoas e criam seguidores de verdadeiros fãs - pessoas que confiam neles e são gratas por suas contribuições. Quando finalmente lançam um produto, eles têm legiões de clientes ansiosos.
Certa vez ouvi Darren Rowse, o blogueiro por trás da Digital Photography School e do ProBlogger, descreva seu primeiro produto. Era um ebook chamado "31 dias para construir um blog melhor". Não era material novo. Ele já havia feito uma série em seu blog chamado "31 maneiras de construir um blog melhor" e apenas adicionou algumas coisas e reempacotou-o como um ebook. Por que alguém iria querer comprar algo que estivesse disponível online gratuitamente? Uma razão pode ser que eles valorizem a eficiência de ter tudo em um só lugar, para que não precisem pesquisar em seus arquivos quando quiserem a informação. Uma razão pode ser que as pessoas gostem do pensamento de possuir algo. Mas uma razão surpreendente foi revelada através de várias pessoas que o enviaram por e-mail dizendo que sabiam que poderiam obter as informações de graça, mas compraram o ebook porque foi a primeira oportunidade que tiveram para agradecer a Darren por tudo que ele havia feito por eles.
Pense nisso por um segundo. Seu produto oferecia pouco em termos de novo valor, mas os clientes compravam com alegria porque Darren criara um excedente de valor para eles.
Contra intuitiva, uma das melhores estratégias para se progredir é dar generosamente.
A mentalidade de escassez é forçada a sempre perguntar "o que eu ganho com essa transação?" A mentalidade de abundância se livre para perguntar "o que posso dar nesta transação?"
Um livro realmente interessante que li recentemente foi chamado Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker . Este livro relaciona muito de perto sua capacidade de enriquecer com sua mentalidade. A ideia é que seus pensamentos e sentimentos impulsionem suas ações e suas ações determinem seus resultados.
Ele diz que as pessoas têm um termostato financeiro, ou seja, como uma casa é definida para uma determinada temperatura, uma pessoa é programada para um certo nível de riqueza. Assim como a temperatura em uma casa pode flutuar mesmo com o termostato ligado (a temperatura fora da casa pode mudar rapidamente ou talvez alguém deixe uma janela aberta), um nível de riqueza de pessoas pode flutuar com base em circunstâncias externas. Mas, desde que o termostato esteja configurado para um determinado nível, é nesse ponto que voltarão a usar o padrão a longo prazo.
A única maneira de se tornar verdadeiramente rico, na sua opinião, é reprogramar o termostato - para mudar sua mentalidade em relação ao dinheiro.
Você precisa abandonar os modos de pensar que estão prendendo você e abraçar os modos de pensar que podem levá-lo adiante.
Aqui estão seus 17 "Arquivos de Riqueza", que mostram as diferenças entre como os ricos e os pobres se aproximam do dinheiro, assim como meu comentário:
1) As pessoas ricas acreditam “eu crio minha vida”. As pessoas pobres acreditam que “a vida acontece comigo”.
Você realmente acredita que pode controlar a direção de sua vida?
Espero que a maioria de vocês diga que sim, mas faça suas ações de volta?
Se você realmente acredita que pode controlar a direção da sua vida, você vai agir para ir aonde você quer ir. Se você não fizer isso, você não vai. Em vez disso, você acreditará que é apenas uma vítima de suas circunstâncias.
É mais fácil acreditar que a vida acontece com você porque deixa você de fora. Não é sua culpa que você é pobre. Ou com excesso de peso. Ou incapaz de encontrar um bom cônjuge. Aqueles foram todos o resultado de quebras ruins que vieram em sua direção. Você está apenas jogando a mão que lhe foi dada.
A realidade é que todos terão seu quinhão de quebras ruins, mas se você está controlando proativamente sua vida em vez de reagir de forma reativa, as quebras ruins não o quebram.
O primeiro passo em qualquer jornada de auto-aperfeiçoamento é admitir para si mesmo que você pode melhorar as coisas e que é responsável por fazê-lo.
2) Pessoas ricas jogam o jogo do dinheiro para ganhar. Pessoas pobres jogam o jogo do dinheiro para não perder.
Se você colocar seu dinheiro no mercado de ações, poderá perdê-lo. Se você colocá-lo no mercado imobiliário, você pode perdê-lo. Se você investir em começar um negócio, poderá perdê-lo.
Tudo isso é verdade.
No entanto, o mercado de ações, imóveis e começar um negócio são as melhores maneiras de sobrecarregar seu acúmulo de riqueza . Eles são o que deixam seu dinheiro começar a trabalhar duro para você, em vez de precisar trabalhar duro pelo seu dinheiro.
Se você está jogando para não perder, você evitará os três. Você evitará as perdas de que tem medo, mas infelizmente sofrerá uma perda pior, a perda de oportunidade. Sua recompensa não será segurança, mas lamento.
E o arrependimento é brutal.
3) As pessoas ricas estão comprometidas em ser ricas. Pobres querem ser ricos.
Todo mundo quer ser rico. Dada a escolha entre ser pobre e ser rico, poucas pessoas diriam que prefeririam se esforçar para sobreviver.
Se você quer realmente ficar rico, precisa estar comprometido com isso. Você precisa estar disposto a dar o próximo passo em frente, quer se sinta pronto ou não. Você precisa colocar no trabalho. Você precisa assumir os riscos.
Compromisso pode significar levantar-se mais cedo. Pode significar ler um livro que irá melhorar sua mente, em vez de acompanhar o Netflix. Seja qual for a forma que tome em sua vida, deve haver sinais tangíveis de seu compromisso que você pode apontar. Desejo pode ser tudo conversa, compromisso toma ação .
4) As pessoas ricas pensam grandes. As pessoas pobres pensam pequenas.
Eu tenho um amigo que começou a se envolver no mundo de fazer dinheiro online. Eu falo regularmente com ele e tento encorajá-lo a seguir em frente. No outro dia eu estava falando com ele e ele disse que talvez se ele ficasse com ele tempo suficiente, ele poderia eventualmente substituir seu salário de $ 35k com sua renda online. Trinta e cinco mil dólares? Para ele, isso deve ter parecido o mais alto possível, ele poderia empurrar o número sem eu ficar no seu caso por ser irrealista. O que realmente aconteceu foi que eu comecei o caso dele por deixar a barra tão baixa.
Existem várias razões pelas quais você precisa de uma grande visão. Primeiro de tudo, uma grande visão é mais motivadora. Se você acha que precisará agonizar durante anos de trabalho duro em seu projeto apenas para chegar ao ponto de ganhar US $ 35.000 / ano, vai gastar muito tempo imaginando se vale a pena. Se, por outro lado, você atirar, digamos dez vezes esse valor, você não precisa mais justificar o trabalho que está realizando. O trabalho será recompensado em grande escala.
Outra razão é que pensar grande ajuda você a pensar fora da caixa. Em vez de pensar “o que eu preciso fazer para conseguir alguém para comprar meu e-book de US $ 5?” Você está pensando “o que eu preciso fazer para conseguir alguém para comprar um curso on-line de US $ 500?”
Finalmente, pensando em grandes extensões você. Em vez de se tornar complacente, você está sempre olhando para frente e para cima.
Você está pensando grande ou pequeno agora?
Estamos chegando no prazo para um objetivo que eu me definir e eu vou ser muito curto. Em certo sentido, estou aborrecido, mas, num sentido mais profundo, sou muito grato por ter estabelecido um objetivo tão elevado. Estou muito mais perto de conseguir o que quero do que seria se não colocasse a fasquia alta.
Sonhe grande. Mesmo se você ficar aquém, você terminará muito além do que teria sido de outra forma.
5) Pessoas ricas se concentram em oportunidades. Pessoas pobres concentram-se em obstáculos.
Você já ouviu alguém afirmar que eles tiveram a ideia do Uber antes do Uber? Então por que eles não fizeram nada sobre isso? Se eu tivesse que escolher uma explicação, poderia ser isso: eles estavam presos em uma mentalidade que reconhecia obstáculos, não oportunidades.
Existem muitos obstáculos com o Uber:
- Por que alguém confiaria apenas em um estranho não licenciado para pegá-los? (Eu até conheço pessoas que não usam o Uber devido a preocupações com segurança)
- Como você espera competir com o negócio de táxis bem estabelecido?
- E quanto ao fato de tantos consumidores serem mais velhos e terem dificuldades com aplicativos e tecnologia?
Além disso, existem todos os obstáculos inerentes à gestão de um negócio, onde você vai obter financiamento, qual será o seu modelo de negócio, etc.
Se tudo o que você pode ver são obstáculos, você nunca aproveitará uma oportunidade, mesmo que esteja olhando diretamente para você. Você precisa ser capaz de procurar oportunidades e ter a coragem de enfrentá-las, apesar de seus obstáculos.
6) As pessoas ricas admiram outras pessoas ricas e bem sucedidas. Pessoas pobres se ressentem de pessoas ricas e bem-sucedidas.
Esta citação é uma boa ilustração de uma das visões de mundo mais profundas entre os ricos e os pobres: a mentalidade de abundância versus a mentalidade de escassez. A mentalidade da abundância reconhece que, se você quiser ser bem sucedido, terá que ajudar muitas outras pessoas. Como o grande Zig Ziglar era famoso por dizer: “Você pode ter tudo na vida que quiser, se você apenas ajudar outras pessoas a conseguirem o que querem.” Então, se você se tornar um milionário, significa que suas ações foram beneficiadas. muitas pessoas e que todos ganharam. Você pensa em riqueza e sucesso como uma vela, se eu compartilhar um pouco do que tenho com você, há mais para todos.
Por outro lado, se você tem uma mentalidade de escassez, vê riqueza e sucesso como uma torta. Se alguém toma uma fatia maior do que todos os outros, resta menos para dar a volta. Se você tem uma mentalidade de escassez, então você se ressente muito de pessoas como Oprah, Mark Zuckerberg e Bill Gates, porque eles eram gananciosos e tomavam uma fatia muito grande.
Se você tem uma mentalidade de abundância, você admira essas pessoas e procura imitá-las. Você também reconhece o valor que eles trouxeram para o mundo através de seu trabalho real, bem como de suas doações de caridade.
Mesmo quando comecei a desenvolver uma mentalidade de abundância, às vezes posso me sentir ressentido por pessoas ricas devido à inveja. Isso é algo que eu estou lutando, praticando gratidão e lembrando-me que não é justo comparar onde alguém que esteve neste jogo por décadas é para onde eu estou na minha jornada (mais comparações normalmente são más notícias de qualquer maneira, a menos que você esteja comparando -se ao seu antigo eu).
7) Pessoas ricas associam-se a pessoas positivas e bem sucedidas. Pessoas pobres associam-se a pessoas negativas ou mal sucedidas.
Aqui é onde as coisas se tornam reais. Muitas vezes tem sido dito que "a sua rede é o seu patrimônio líquido". Também foi observado que "você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo".
Então com quem você está gastando seu tempo?
Eles estão te fazendo melhor, ou te arrastando pra baixo?
Eles te revigoram com suas vibrações positivas, ou te sufocam com sua negatividade?
A verdade brutal é que, se você quiser ser bem sucedido, não há espaço para vibrações negativas. Aquele amigo que está sempre reclamando: eles precisam parar ou encontrar alguém para reclamar.
Há bastante negatividade no mundo. Se você quer ser bem sucedido, você deve pegar uma página do extraordinário livro do empresário Gary Vaynerchuk: “apenas vibrações positivas”.
8) As pessoas ricas estão dispostas a promover a si mesmas e seu valor. As pessoas pobres pensam negativamente sobre vendas e promoção.
Se você quer que alguém alguma vez ouça sobre você, você precisa se promover e o que você tem a oferecer. Vai ser estranho e desconfortável, mas é o melhor (apenas) caminho para seguir em frente.
Não há realmente nenhum lugar onde você possa escapar da necessidade de se promover. Mesmo que você não tente começar seu próprio negócio e, em vez disso, for escalar a escada corporativa, você precisará se promover para ser contratado, você precisará se promover para obter uma promoção, etc.
Eu definitivamente não estou dizendo que você deve se tornar arrogante ou arrogante, mas se você tem algo bom para oferecer, para o seu próprio bem, deixe as pessoas saberem sobre isso.
O medo de vender e promover nada pode fazer senão retê-lo.
9) As pessoas ricas são maiores que seus problemas. Pessoas pobres são menores que seus problemas.
Você já ouviu alguém que não é bem sucedido tentando justificar por que eles não são bem sucedidos? Eles terão uma série de desculpas, desde que seu braço, e todos eles transferem a culpa para alguém ou alguma outra coisa. É culpa do governo. Foi culpa do antigo chefe deles. A indústria está em declínio. O mercado é ruim. Seus colegas de trabalho não fazem seu trabalho, etc. etc. etc.
A forma como eles falam sobre seus problemas faz você pensar que eles nunca terão sucesso, seus problemas são maiores do que são.
As pessoas bem-sucedidas percebem que seus problemas são obstáculos que precisam ser superados para que continuem a ter sucesso. Na sua opinião, eles são maiores que seus problemas.
Você pode escolher qual dessas mentalidades você adotará.
10) As pessoas ricas são excelentes receptores. Pessoas pobres são pobres receptores.
Você precisa de ajuda. Sim, acredito que você é capaz de realizar seus sonhos; mas você precisa de ajuda. Se o seu orgulho não permite que você receba ajuda, isso o impede e precisa ser posto em xeque.
Um benefício oculto de receber é o efeito do fortalecimento de um relacionamento. Se você luta com o recebimento, sua percepção é provavelmente o oposto da realidade: você provavelmente acha que aceitar algo de alguém “coloca você em dívida com ela”, mas na verdade apenas o aproxima de si. Se você nega a ajuda de outros, você deixa passar uma oportunidade de construir um relacionamento.
Uma coisa que eu preciso mencionar é que quando eu disse que você precisa manter seu orgulho sob controle, eu não quis dizer que você deveria começar a praticar a falsa humildade. A falsa humildade é tão ruim quanto o orgulho e o bloqueia de outra forma importante de receber, receber elogios e reconhecimento. Quando alguém elogia você, você não deve ficar de cabeça baixa e murmurar como realmente não foi um grande negócio e você não quer receber muito crédito. Isso não é humildade. Isso é falsa humildade. É inútil para você e é realmente um insulto para eles, pois você está insinuando que o elogio deles foi de alguma forma mal direcionado. Quando você é elogiado você deve olhar a outra pessoa nos olhos e muito sinceramente dizer-lhes: "Obrigado, estou honrado que você me daria esse complemento." Isso pode ser mais difícil do que a abordagem de cabeça para baixo,
11) Pessoas ricas optam por receber o pagamento com base nos resultados. As pessoas pobres optam por receber o pagamento com base no tempo.
Eu digo isso o tempo todo (trocadilho intencional): o tempo é o seu recurso mais precioso. Se você investe seu tempo em criar algo que você pode vender em vez de tempo, você pode ganhar dinheiro enquanto libera tempo. Se você troca tempo por dinheiro, é só ganhar dinheiro e perder tempo.
O tempo de troca por dinheiro não aumenta muito, pois cada pessoa só tem as mesmas 16 horas de vigília em um dia e, presumivelmente, você quer usar o maior número possível delas para gastar com as pessoas de quem gosta.
A coisa é, a alternativa de ser pago pelo seu tempo é para ser pago com base em resultados e isso é um pensamento assustador para muita gente. Isso significa que você pode falhar. Você pode não ter sucesso em ganhar o dinheiro que precisa (e para adicionar insulto à injúria, isso significaria que seu trabalho não era bom o suficiente, um pensamento desmoralizante).
É claro que "pode não funcionar" implica "pode funcionar" e, se funcionar, os resultados estarão além de qualquer coisa que você possa imaginar se estiver preso em tempo de negociação por dinheiro.
12) As pessoas ricas pensam “ambos”. Pobres pensam “ou / ou”
Isso remonta à mentalidade de abundância versus a mentalidade de escassez. Você acha honestamente que podemos vencer ou perder para que você possa ganhar? Podemos ambos conseguir o que queremos ou será um ou outro? Podemos colaborar para construir uns aos outros ou estamos destinados a lutar para destruir uns aos outros?
Isso pode se aplicar não apenas a áreas de concorrência ou cooperação, mas também à maneira como você gerencia seu tempo e recursos. Você deve se concentrar no presente ou no futuro? Ambos. Pode parecer um tanto / ou e pode ser difícil encontrar uma maneira de fazer as duas coisas, mas há pessoas que estão fazendo isso.
Às vezes você pode realmente ter que escolher um ou outro, mas seu primeiro pensamento deve ser sempre perguntar como você pode escolher os dois.
Eu adicionaria a ressalva que não significa que você nunca terá que fazer um trade-off. Você definitivamente vai. Isso significa que, se você começar a procurar oportunidades para “ambos”, começará a encontrá-los.
13) As pessoas ricas se concentram em seu patrimônio líquido. As pessoas pobres concentram-se em sua renda de trabalho.
Não me entenda mal, quero uma renda alta, mas o problema de se concentrar apenas em uma renda alta é que seu próprio esforço se torna o único método de ganhar dinheiro. Quando você dá um passo para trás e olha para o seu patrimônio líquido, pode deixar seu dinheiro começar a fazer parte do trabalho. Você pode usar seu dinheiro para ganhar dinheiro.
Uma renda alta não é tão grande se suas despesas forem maiores. O ideal seria viver abaixo dos seus recursos e investir parte de sua renda na construção de seu patrimônio, usando seu dinheiro para ganhar dinheiro.
14) Os ricos controlam bem o seu dinheiro. As pessoas pobres administram bem seu dinheiro.
Uma das maiores ilustrações disso é a dívida dos consumidores nos Estados Unidos. Lembro-me de ler um artigo do USA Today que dizia, segundo um estudo recente, que as pessoas com o menor patrimônio líquido têm a maior dívida de cartão de crédito como grupo. Há momentos em que a dívida está bem. Minha regra de ouro é que você só deve pedir emprestado para construir, o que significa que você deve esperar obter um retorno que supere o custo do empréstimo. A maior parte da dívida de crédito não é assim. O que acontece é que você adia a necessidade de pagar e paga um prêmio pela capacidade de fazer isso (ou seja, juros). Isso significa que, quando você vai trabalhar, está trabalhando para ganhar dinheiro que já gastou. Esse é um trabalho tão ruim quanto você pode administrar seu dinheiro.
Existem outras maneiras mais sutis em que essa dicotomia pode ser vista. Eu realmente acredito que as pessoas ricas são mais propensas a investir em si mesmas do que as pessoas pobres. Eles gastam dinheiro em livros e cursos para dar-lhes o conhecimento e as habilidades necessárias para ter sucesso. Eles investem dinheiro em começar um negócio. O dinheiro investido no crescimento de seus negócios. Aqueles que realmente gerenciam seu dinheiro entendem bem que um dos mais sábios usos do dinheiro é usá-lo para melhorar a si mesmo.
Saia da dívida.
Invista em você mesmo.
Ganhar.
15) As pessoas ricas têm seu dinheiro trabalhando duro para eles. As pessoas pobres trabalham duro pelo seu dinheiro.
Pessoas ricas investem seu dinheiro em veículos lucrativos. Ações, imóveis, seu próprio negócio. Seu dinheiro ganha dinheiro. As pessoas pobres se endividam e têm que trabalhar mais horas para pagar pelo dinheiro que já gastaram.
Muito disso se resume ao fato de que as coisas que geram mais dinheiro a longo prazo geralmente ganham pouco retorno no curto prazo. Nós todos sabemos que se você investir cedo você pode ganhar muito dinheiro, mas quando você realmente guarda o pouco que você tem de sobra, você vê que não ganha nada no mercado de ações. Isso é porque é assim que funciona. Você quase não vê resultados no começo ... mas depois começa a nevar. É a mesma coisa ao investir em imóveis ou começar um negócio. Muitas horas não pagas e incerteza sobre se tudo valerá a pena. Então as coisas começam a nevar. Aqueles que têm fé no sistema estarão confiantes o suficiente para deixar seu dinheiro trabalhar duro para eles.
Confie no processo.
16) As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas pobres deixam o medo detê-las.
Cara, cara, isso é um grande problema. Ouça, se as coisas que você queria na vida pudessem ser encontradas na sua zona de conforto, você as teria encontrado. Coisas como riqueza e sucesso exigem que você tome o ato assustador de sair da sua zona de conforto e executar as coisas que vão fazer você ter sucesso.
Minha grande recomendação aqui é tornar o seu sonho maior que o seu medo. Anotá-la. Repita isso para você mesmo. Visualize isso sempre que puder. Faça algo que você não pode imaginar viver sem. Encarar seu medo é doloroso, mas se a dor de permanecer o mesmo se torna maior do que a dor da mudança, você tem uma chance.
17) As pessoas ricas aprendem e crescem constantemente. Pobres acham que já sabem.
Cada um de nós tem uma visão de sucesso futuro que esperamos alcançar. Aqui está a coisa, a versão de você que existe na sua visão não tem apenas coisas que você quer, elas sabem coisas que você não tem. Se você quer o material, você precisa primeiro procurar o conhecimento que você vai chegar lá.
Eu ainda acho que a melhor maneira de fazer isso é através da leitura de bons livros. Ouvi dizer que um repórter perguntou uma vez a Malcolm X qual era a alma mater e ele simplesmente respondeu “livros”.
Ouvi DalePartridge dizer no podcast do StartupCamp que se você não está lendo pelo menos seis livros por ano, não está investindo o suficiente em sua educação continuada.
Estou no ritmo de ler cerca de 50 livros este ano. Eu não acho que você precisa ler 50 em 2018, mas tenho certeza que você deve definir uma meta agressiva para si mesmo.
Se você precisa de um lugar para começar, tenho revisado os livros que tenho lido no meu blog . Eu até posto todas as notas que tirei na esperança de lhe fornecer algum valor, mesmo que você nunca tenha lido o livro. Uma das resenhas de livros que tenho é Segredos da Mente Milionária , que é o livro no qual este post foi baseado e é um que eu recomendo.
Comentários
Postar um comentário